Ad Code

Morre a atriz Eva Wilma aos 87 anos

Eva Wilma РTV Globo/Jọo Miguel J̼nior

Morreu na noite deste sábado (15) a atriz Eva Wilma, aos 87 anos. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um câncer no ovário. A doença, porém, se espalhou pelo organismo e levou a uma insuficiência respiratória.

A artista estava internada desde o dia 15 de abril, inicialmente para tratar problemas cardíacos e renais. O câncer foi descoberto no último dia 7 de maio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

Wilma Riefle Buckup Zarattini nasceu em São Paulo, em 1933, filha de um metalúrgico alemão e uma portenha judia. Em setembro do ano passado, a atriz comemorou 70 anos de carreira. No início da década de 1950, após chamar a atenção como bailarina clássica, ela estreou como figurante em filmes italianos e fez dois filmes com o diretor Armando Couto e o ator Procópio Ferreira, “O Homem dos Papagaios” e “A Sogra”. Ao longo da carreira, trabalhou com diretores como Walter Hugo Khouri (“A ilha”), Luiz Sérgio Person (“São Paulo S.A”) e Roberto Farias (“A cidade ameaçada”).

Na TV, a atriz estreou na Tupi, em 1953, no seriado ‘Namorados de São Paulo’, que mais tarde foi rebatizado para ‘Alô, doçura’. Ao jornal O Globo, ela relembrou que eram horas de ensaio antes da ação acontecer em tempo real, diante das câmeras. Na época, a televisão era toda feita ao vivo — o videotape só chegou em 1959, na TV Continental, no Rio.

A atriz estreou na TV Globo em 1980 na novela Plumas e Paetês. Ficou marcada por personagens entre mocinhas e vilãs. Em ‘A Indomada’ fez a perversa Altiva enquanto no seriado ‘Mulher’ deu vida à doce dra. Martha.

Close Menu