Neymar no PSG, uma das atrações do Campeonato Francês, que estará nas plataformas da Disney
Neste fim de semana, a Disney estreia praticamente todas as ligas de futebol que adquiriu para exibir nos próximos anos. Cinco dos seis principais torneios estarão na programação. O objetivo da empresa americana com tantos eventos é simples: transformar a nova plataforma Star+ em uma verdadeira "casa do esporte", algo que o DAZN, hoje esvaziado, já havia prometido se tornar no Brasil.
Neste sábado (14), por exemplo, serão cinco jogos ao vivo um atrás do outro na ESPN Brasil. São três do Inglês, um do Francês e outro do Argentino --que é da Disney até 2030. No Fox Sports, além da MotoGP ao vivo, outras quatro partidas ao vivo serão exibidas. A partir de 31 de agosto, todos os jogos dos torneios estarão no Star+.
"Hoje nós vamos ter várias ligas e um espaço gigantesco. Imagine os torneios internacionais? Não só falando de futebol. Vamos falar, por exemplo, de tênis. Hoje você não precisa de uma programação, você pode ir lá e assistir. Nós vamos juntar todo esse conteúdo e colocar em um espaço. É um momento muito favorável para o esporte. Acho que esse é o caminho do futuro", diz Paulo Calçade, comentarista da ESPN Brasil, ao Notícias da TV.
Calçade está nos canais esportivos da Disney desde 1994, exceto por uma passagem pela Record entre 2002 e 2004. Na ESPN e na Fox, ele vai comentar principalmente jogos do Campeonato Espanhol, recentemente renovados até 2025. Com Barcelona sem Lionel Messi e Real Madrid em reconstrução, o Atlético de Madrid pode conquistar o segundo título seguido.
"Essa de dar palpite é uma furada, mas acho que o Atlético de Madrid pode começar bem. O Barcelona tem um vazio imenso depois da saída de Messi, o que é normal. A gente tem um Real Madrid que tenta se remontar, trazer novos valores. O Atlético hoje está mais pronto", aponta o comentarista.
O número farto de eventos vai dominar a estratégia de divulgação do Star+. Para atrair o interesse de amantes do futebol,a WarnerMedia também decidiu colocar a Uefa Champions League na HBO Max. Porém, na visão de executivos da Disney, por mais importante que a Champions seja, o Star+ entrega maior número de jogos e mais regularidade em partidas.
Além disso, a ideia é pegar uma parcela do público que deixou o Estádio TNT Sports por causa do esvaziamento do concorrente. Sem Champions e Italiano, a plataforma ficou com apenas 42 jogos do Brasileirão e com a Uefa Nations League de eventos relevantes. É pouco.
No caso da Globo, a Disney interpreta que o Star+ concorre diretamente com o Premiere Play, que vende jogos do Campeonato Brasileiro para o público. A ideia é mostrar que o Star+ tem mais oferta do que a plataforma nacional, além de partidas com nível alto, da elite mundial do futebol.
O futebol será o carro-chefe, mas o Star+ terá todo o catálogo de esportes da Disney: NFL (futebol americano); NBA (basquete); eventos de tênis como US Open, Australian Open e Wimbledon; lutas de MMA do Bellator; corridas da MotoGP, entre outros, estão confirmados.
Disney esvazia concorrentes
Ao comprar grande parte dos eventos europeus, a Disney esvaziou opções para concorrentes que desejam um torneio. A Band procura desde o início de maio um campeonato europeu para exibir dentro do Show do Esporte, sua maratona esportiva dominical. Até agora, não conseguiu.
A bola da vez é a Copa da Inglaterra. A Copa da Itália foi tentada, mas a Disney também comprou. A direção da Band chegou a consultar a Disney para um licenciamento de partidas do Campeonato Espanhol, mas recebeu uma resposta negativa.