Alec Baldwin e Halyna Hutchins – Instagram
As investigações continuam nos bastidores do filme ‘Rust’ depois da morte acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante filmagens no set. Nesta quarta-feira (27), a polÃcia do condado de Santa Fé, nos Estados Unidos, realizou uma coletiva de imprensa para falar do trágico caso de Alec Baldwin, que disparou a arma que matou a fotógrafa e o diretor do filme, Joel Souza.
Segundo a imprensa norte-americana, o xerife, Adan Mendonza, disse que o projétil era de chumbo e foi retirado do ombro de Joel Souza. “Vamos determinar como essa arma carregada chegou até Baldwin, onde não deveria estar”, afirmou ele. A bala atingiu Halyna no peito, atravessando-a, e atingindo o diretor em seguida.
Na última quinta-feira (21), Baldwin, de 63 anos de idade, se envolveu em um acidente fatal nas filmagens de Rust. O ator disparou uma arma, que deveria conter balas de festim, e atingiu duas pessoas da equipe.
O diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, levou um tiro no ombro e foi hospitalizado. Porém, a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, que foi atingida no peito, foi levada de helicóptero ao hospital, mas não resistiu ao ferimento.
De acordo com relatos da equipe, o diretor assistente do longa-metragem, Dave Halls entregou a arma para Alec Baldwin dizendo que era “arma fria!”, ou seja, não estava carregada.
Baldwin começou a treinar o que se chama de “saque cruzado”, puxar a arma de um coldre no lado oposto de seu corpo em relação à mão que a sacava. A cena exigia que ele apontasse a arma para a câmera.