Ad Code

MORRE MIKHAIL GORBACHEV, EX-LÍDER DA ANTIGA UNIÃO SOVÍETICA, AOS 91 ANOS

MORREU NESTA TERÇA-FEIRA (30), O ÚLTIMO LÍDER DA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA, MIKHAIL GORBACHEV, AOS 91 ANOS. SEGUNDO O G1, A NOTÍCIA FOI CONFIRMADA PELO HOSPITAL CLÍNICO CENTRAL DA ACADEMIA RUSSA DE CIÊNCIAS, EM MOSCOU.

GOVACHEV FOI RESPONSÁVEL POR IMPLANTAR O PROCESSO DE ABERTURA POLÍTICA NA ENTÃO POTÊNCIA COMUNISTA. ELE TAMBÉM FICOU NA HISTÓRIA AO NEGOCIAR COM OS ESTADOS UNIDOS O FIM DA COMPETIÇÃO POR ARMAMENTO NUCLEAR, RECEBENDO O PRÊMIO NOBEL DA PAZ EM 1990.

ELE SERÁ ENTERRADO NO CEMITÉRIO NOVODEVICHY, EM MOSCOU, EM UM TÚMULO FAMILIAR AO LADO DE SUA ESPOSA. DE ACORDO COM O PORTAL LOCAL MASH, NA VÉSPERA DE SUA MORTE, GORBACHEV FOI AO HOSPITAL PARA FAZER HEMODIÁLISE.

O NOME DE GORBACHEV FAZ PARTE DE MUITAS DECISÕES IMPORTANTES NA UNIÃO SOVIÉTICA E FICOU CONHECIDO NA HISTÓRIA COMO O HOMEM QUE ACABOU COM A GUERRA FRIA SEM VIOLÊNCIA. PORÉM,  MUITOS RUSSOS O CONDENAVAM POR TER INICIADO AS OUSADAS REFORMAS DE ABERTURA (PERESTROIKA E GLASNOST) QUE LEVARAM AO COLAPSO DA URSS, DANDO INÍCIO A UM PERÍODO ECONOMICAMENTE DIFÍCIL PARA OS PAÍSES QUE FAZIAM PARTE DELA.

UMA LIDERANÇA DE MUITAS MUDANÇAS

EM 1986, APÓS ASSUMIR A LIDERANÇA DA UNIÃO SOVIÉTICA, GORBACHEV ANUNCIOU UMA SÉRIE DE REFORMAS QUE VISAVAM REVITALIZAR A UNIÃO SOVIÉTICA. PERESTROIKA (REESTRUTURAÇÃO) E GLASNOST (ABERTURA) SÃO ALGUMAS DAS MEDIDAS QUE ACARRETARAM MAIOR ABERTURA POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO SOVIÉTICO.

MARILENE, DA DUPLA AS GALVÃO, MORRE AOS 80 ANOS, EM SÃO PAULO

COM A REORGANIZAÇÃO QUE INCLUIU UM NOVO CONGRESSO, A UNIÃO SOVIÉTICA TEVE EM 1989 AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES DESDE 1917. GORBACHEV FOI ELEITO PRESIDENTE E TOMOU POSSE EM 1990, ANO SEGUINTE À QUEDA DO MURO DE BERLIM.

NO MESMO ANO, RECEBEU O NOBEL DA PAZ POR “SEU PAPEL NO PROCESSO DE PAZ QUE HOJE CARACTERIZA PARTES IMPORTANTES DA COMUNIDADE INTERNACIONAL”, SEGUNDO DISSE A ENTIDADE NA OCASIÃO. ULTIMAMENTE ELE PRESIDIA A FUNDAÇÃO GORBACHEV, DEDICADA A PROGRAMAS DE CARIDADE E À EDUCAÇÃO.
Close Menu