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SUA MARCA FAVORITA DE MANTEIGA ESTÁ FALTANDO NO SUPERMERCADO ENTENDA O MOTIVO

NOS 12 MESES ATÉ SETEMBRO, O PREÇO DA MANTEIGA AUMENTOU 23,5 %, MAIS QUE O TRIPLO DO ÍNDICE GERAL DO PERÍODO IGUAL A 7,17 %.

Tomar café da manhã cansa mais o bolso do brasileiro. Isso porque, à medida que o leite se reequilibra, os preços da manteiga estão subindo e desaparecendo das prateleiras dos supermercados locais. 


De acordo com o Índice de preços ao comprador Amplo (IPCA), esse produto continua em alta apesar da deflação recente. Nos 12 meses até setembro, o preço da manteiga aumentou 23,5 %, mais que o triplo do índice geral do período igual a 7,17 %.


Para especialistas da área, isso reflete uma combinação de fatores como preços altos e o desaparecimento de supermercados, a guerra ucraniana e o fenômeno climático fora de temporada La Niña, que exacerbou os problemas sazonais. 


Essa falta de produtividade geralmente ocorre quando as pastagens começam a secar. E os produtores devem aumentar o uso de forragem para alimentar o rebanho.


Segundo Ana Paula Negri, pesquisador de recursos agrícolas do centro de Estudos avançados em Economia aplicada (Cepea) da USP, a produção de leite do país entra na baixa temporada entre abril e setembro. Porque o clima é seco no outono e inverno.

 

Em geral, a substituição do pasto por forragem costuma resolver o problema. No entanto, a condição das pastagens foi agravada este ano pelo fenômeno La Niña, que deixou os campos ainda mais secos, exigindo o uso de outras formas de alimentação.


Ao mesmo tempo O mundo também sentiu os efeitos macroeconômicos da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. O choque no Leste Europeu fez com que os preços das matérias-primas atirassem no mercado internacional, pressionando o valor da ração para o gado feita com milho e soja, explica André Braz, economista do Ibre / FGV. "A entressafra acontece todos os anos. É um problema sazonal. Mas a guerra também foi uma surpresa para os cineastas. ”.


Outro agravante, dizem os economistas, é a desvalorização do real frente ao dólar. Porque a ração animal é vendida em moeda estadounidense. Os produtores brasileiros de leite, portanto, sentem que o impacto nos preços é ainda maior.

Menos gordura

Além de aumentar o custo total de produção, a substituição feita na alimentação animal, de capim para ração, também tem o efeito de reduzir a quantidade de gordura na composição do leite. A situação dos produtores de manteiga está a deteriorar-se. especialistas do Cepea USP explicam. O vacum está familiarizado com as pastagens. 


Quando ele recebeu os escombros de comida O nível de gordura no leite é bastante reduzido. Consequentemente, é preciso mais leite para produzir a mesma quantidade de manteiga ”, diz ele. “Basicamente, apenas um produto é utilizado na produção da manteiga: o creme que é o teor de gordura”.


A queda no percentual de gordura do leite na entressafra reduziu a produção de manteiga no país e ocasionou desabastecimento no ponto de venda. No caso da aviação a falta de creme teve impacto direto na produção do seu principal produto, com uma queda de cerca de 30 % nos últimos meses. 


O presidente da empresa Roberto Resente, conta que o preço da matéria-prima, no período de estiagem, subiu para 40 %. A maldade é que não conseguimos trespassar essa customização para o consumidor , diz.


Para o executivo, o mercado brasileiro ainda não tem capacidade para produzir a quantidade de creme necessário para garantir o abastecimento de manteiga, sem interrupções em períodos de maior crise, como a entressafra. 


Hoje, para manter a produção de seu principal produto, a aviação negocia a matéria-prima com quarenta produtores em todo o país.

escolhendo um fabricante de UHT


Além do leite "desafinado", o negócio da manteiga tem outro problema: produtores de leite querem vender matéria-prima para "caixas" de produtores de leite UHT. 


Enquanto o preço da manteiga sobe O preço das embalagens de leite UHT também atirou nos supermercados. No pico da entressafra, em julho deste ano, os preços do leite subiram 66 %, segundo o IPCA.


As empresas que processam mais laticínios têm tido menos dificuldade de acesso a matérias-primas como a Pyracandjuva, que, além da manteiga, também produz leite UHT, leite condensado, creme de leite, queijo e muito mais.


O vice-presidente da empresa Luiz Claudio Lorenzo, conta que a empresa também sentiu o problema durante o período de estiagem, mas, como terceira maior coletora de leite do país conseguiu amenizar a situação e controlar a queda da receita no período escassez de leite. 


“Estamos trabalhando com capacidade máxima. Temos a vantagem de um acesso mais fácil às matérias-primas. Apesar disso, reduzimos a produção em 3 % ”, diz.


O Sr. Braz, da FGV-IBRE, observa que a situação da produção de leite no país deve se normalizar até o final do ano. "No Brasil, a primavera e o verão são os períodos mais generosos para a produção de leite", diz o especialista. Para o consumidor final, os preços da manteiga só devem cair no início do próximo ano, estima o expert.

Puxar o preço


Ao medida que o preço da manteiga nas prateleiras aumenta Assim é o preço da margarina. Mesmo que o produto alimentício não contenha leite em sua composição. economistas da FGV explicam que a margarina é um substituto direto da manteiga. Tem um preço mais alto também. O preço é mais alto pelo efeito substituição. As famílias estão mudando e ambos os produtos estão mais caros nos supermercados ”, disse Braz.


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