Ad Code

Morre Glória Maria, ícone da TV e jornalismo brasileiro

Glória Maria
Gloria Maria – Divulgação/TV Globo

Morreu na manhã desta quinta-feira, 02 de fevereiro, a jornalista e ícone do jornalismo brasileiro, Glória Maria, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Sendo assim, segundo informações divulgadas pela TV Globo, a causa da morte da artista foi um câncer de pulmão, metástases no cérebro, que tiveram tratamento exitoso no início, mas que deixou de fazer efeito nos últimos dias. “Ela teve uma recidiva, uma progressão da doença no cérebro.

Dessa forma, vale lembrar, que Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes e foi a primeira mulher a entrar ao vivo no Jornal Nacional, ainda inaugurando a era da alta definição da televisão brasileira. Ao todo, ela mostrou mais de 100 países em suas reportagens especiais e protagonizou momentos históricos para a televisão nacional.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”, comentou ela, há poucos meses, em entrevista à Globo.

Mais sobre Glória Maria

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou, ao Memória Globo.

Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel. Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio.

Além disso, na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. O Cantinhos das Divas lamenta com grande tristeza a morte de Glória Maria! Descanse em paz Glória.

Close Menu