Hoje a dramaturgia brasileira está em luto! Morreu, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia. Ela estava em Gramado, no Rio Grande do Sul, para receber uma homenagem no Festival de Cinema local, mas, segundo o portal G1, acabou sofrendo um infarto e não resistiu.
A notícia foi dada pela própria família da artista, através de suas redes sociais oficiais: “É com pesar que nós familiares informamos o Falecimento agora na cidade de Gramado no Festival de Cinema de Gramado da nossa amada Léa Garcia”, dizia a legenda do post que trazia ainda uma linda foto de Léa sentada no meio do palco de uma sala de teatro.
Léa foi um ícone para as atrizes negras de todo o país, sendo uma das pioneiras em uma época onde elas não tinham espaço. Seus primeiros trabalhos foram ainda na década de 1950. Trabalhou em mais de 100 produções, incluindo peças de teatro, filmes e novelas. Fez parte do elenco de novelas históricas da nossa teledramaturgia, entre ela “Selva de Pedra“, “Escrava Isaura“, “Xica da Silva” e “O Clone“.
Famosos lamentam morte de Léa Garcia
Após a notícia do falecimento de Léa Garcia ganhar a mídia, uma série de artista fizeram questão de se despedir da atriz, fazendo homenagens para ela nas redes sociais. Confira algumas delas:
Laura Cardoso
A atriz que também está Gramado e estaria ao lado de Léa para receber a homenagem no Festival de Cinema de Gramado. Por meio de suas redes sociais, ela escreveu; “Ainda sem compreender o que houve. Estávamos juntas todos esses dias, em Gramado, sorrindo e se divertindo como os velhos tempos. Fique com Deus, minha eterna colega. Fique com Deus”.
Elisa Lucinda
A atriz que fez sucesso recentemente em “Vai na Fé” não se conteve ao falar sobre como o legado de Léa lhe ajudou em sua carreira: “Acabo de saber que partiu nossa maravilhosa, ousada, moderna, prioneira Lea Garcia. Nenhuma de nós seríamos quem somos sem a força dessa quilombola das artes, Dessa mulher esplendorosa, que nos deixa em plena glória na cidade de Gramado, um lugar de cinema, um lugar que respira a arte a qual ela sempre se dedicou e da qual ela trouxe tantos prêmios. […] Lea, Lea, Lea… somos suas herdeiras, meu amor. Te amo, te amo e te amarei sempre. Espalharei tudo que você me ensinou, como sempre”.
Cacau Protásio
A atriz também fez questão de agradecer as portas que Léa abriu para as mulheres negras na TV: “Obrigada por tanto@ Obrigada por abrir por abrir portas pra nós atrizes pretas! Obrigada por deixar esse legado lindo e maravilhoso, sou grata por tudo, descanse em paz gigante.
Sua benção.”.
Taís Araújo
Taís Araújo relembrou de momentos que viveu ao lado de Léa e fez um texto emocionante para se despedir de uma de suas maiores ídolas: “Não sei muito bem o que dizer. Na verdade tô com dificuldade de falar de dona Lea no verbo passado. É que pra mim ela é. Ver dona Léa no alto dos seus 90 anos trabalhando, escrevendo, sendo homenageada e reverenciada como ela merece era… era fortalecedor, confortante, de dar fôlego.”
“Dona Lea se foi. E lá se vai uma RAINHA. Perseverante, leve como uma pluma, cheia de bom humor, sábia com palavras doces e certeiras, firme sem nunca perder a ternura. Eu te agradeço Léa. Agradeço por cada passo, por cada abraço, cada gargalhada, cada palavra de apoio, cada olhar acolhedor. E te prometo seguir. Celebro sua existência e te honro, minha ancestral. Ela é. Ela foi. Ela sempre será. Vai em paz, dona Lea. Obrigada! Obrigada e obrigada. Por tudo. Descanse em poder.”, finalizou ela, completamente emocionada.
Lázaro Ramos
O ator e diretor lembrou das vezes que atuou com Léa e disse o quanto sentirá sua falta: “Eu não sei como fazer esta despedida, Dona Léa. Dói. Sua vitalidade, sua força, sua jovialidade e seu talento sempre foram inspiradores. Poder trabalhar com a senhora foi um sonho alimentado por anos, e realizado com muita celebração. Obrigado por abrir caminhos para nós e por em cada aparição sua nos hipnotizar com esse olhar único e interpretações poderosas. Te honro, te celebro e te amo”.