De acordo com o Splash, do site UOL, a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), entrou com uma denúncia contra o colunista do site Metrópoles Leo Dias no SJPDF (Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal). A razão para isso foi a exposição de dados sigilosos sobre o nascimento do bebê que Klara Castanho teria dado à luz.
“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, revela o texto a nota oficial publicada pela Fenaj nesta terça-feira, 28.
”Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site. Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal. São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional”, continuou o texto.
A nota termina dizendo que essa denúncia serve para reafirmar a dignidade da profissão de jornalista, e para que os sindicatos possam controlar a emissão de registros profissionais e ainda promover que o Código de Ética da profissão seja cumprida e fiscalizada.
Leo Dias publicou, em sua coluna, dados sigilosos após Klara Castanho revelar ter sido vítima de abuso e que acabou engravidando. Ela optou por dar a criança para adoção, cumprindo todos os requisitos legais para isso.