O SBT, um dos players com maior relevância no meio digital, comemora balanço de uma nova frente de negócios da emissora no Facebook, que se iniciou em meados de 2019 e já virou case dentro da plataforma, totalizando mais de quatro bilhões de visualizações no Facebook Watch*. Em parceria com a plataforma, foram criadas estratégias específicas de distribuição e produção de conteúdo de vídeos em formatos de clipes (distribuição estratégica dos conteúdos da TV), séries exclusivas e Instant Articles (links carregados diretamente no ambiente do Facebook, que permitem oferecer uma experiência mais imersiva para os leitores). “Nós sempre tivemos uma presença robusta no Facebook, com perfis próprios para cada propriedade e objetivo de divulgar nossos produtos e engajar nossas comunidades. A diferença é que agora criamos um novo modelo de negócio e monetização com a plataforma. Com isso, traçamos uma estratégia eficaz e estruturada de criação e distribuição de conteúdo, com equipe dedicada da nossa área Digital, sempre alinhada com os insights do Google Analytics e aos padrões do Facebook para gerar performance”, explica Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital do SBT.
Entre os principais objetivos do uso da plataforma pela emissora estão melhorar a distribuição orgânica de conteúdos da marca SBT, engajar a comunidade e gerar um aumento na receita de in-stream ads, (intervalos comerciais) das Páginas. “Ficamos muito felizes em acompanhar de perto resultados tão positivos e ver o engajamento da comunidade no Facebook em torno dos conteúdos do SBT. Além de trazer experiências de conexão diferentes para essa audiência, sabemos da importância de criar novas oportunidades de monetização e, dessa forma, contribuir para o aumento de receita da emissora”, afirma Rafael Dea, Líder de Parcerias de Entretenimento do Facebook no Brasil.
Após o período de aprendizado com a curadoria e edição dos formatos de vídeos da TV para o digital, foi possível aplicar os principais insights na criação dos conteúdos originais do SBT. “Os resultados foram além do esperado, com um crescimento no alcance das páginas e na receita das plataformas dos nossos programas”, comemora Carolina Gazal. Só com as séries originais, já são quinze conteúdos exclusivos da emissora, como: ‘E agora, Dra.?”, com Dra. Anahy D’Amico; “Na Boca do Leão”, com Leão Lobo; “Fofoca Retrô”, com Leão Lobo; “Fofoca Retrô Reality Shows”, com Ana Paula Renault; “Caçador de Histórias”, com Gabriel Cartolano; “Ai que Show”, com Tiago Barnabé; “Blitz Esquadrão”; “Com açúcar, com afeto”, com Beca Milano; “Por trás do The Noite”; “Você no The Noite”; “Curiosidades Escondidas das Câmeras”, com Aline Serrano; “Link Legal”; “Guia do Xaveco”; “5 Poli Minutos”; “Programa do Oscar” e “Pet Stop”, com Nadja Haddad. De agosto de 2020 até julho deste ano serão veiculados 648 episódios.
Os resultados satisfatórios representam o sucesso do negócio tanto para o SBT, que já está inserido em um ecossistema de TV conectada e com investimentos no meio Digital, quanto para o conteúdo no Facebook, que tem alcançado bons índices durante todo o período. Em comparação com os doze meses anteriores (agosto/19 – agosto/20), entre todas as páginas do Facebook, foram registradas 850 milhões** de visualizações de no mínimo um minuto, um aumento exponencial no engajamento, chegando a 183% e no número de seguidores líquidos, 264%***.