As autoridades das Filipinas liberaram o lançamento comercial de Barbie no país, segundo a Variety. A comédia correu o risco de ser cancelado no país após o spot do polêmico mapa da comédia ser divulgado. Apesar da liberação no país asiático, a comédia ainda não foi liberada pelas autoridades do Vietnã.
Entretanto, o trecho de Barbie em que aparecer o polêmico mapa poderá estar desfocada, pois o mapa apresentaria a “linha de nove traços”. A Warner Bros. negou que o filme teria alguma declaração política, “o mapa em Barbieland é um desenho de giz de cera infantil. Os rabiscos descrevem a jornada fictícia da Barbie da Barbieland para o ‘mundo real’. [O estúdio] não pretendia fazer nenhum tipo de declaração”, disse o comunicado do estúdio.
O Conselho de Classificação e Revisão de Filmes e Televisão das Filipinas (MTRCB) revisou Barbie duas vezes. “Considerando o contexto pelo qual o mapa cartunesco da personagem ‘Barbie Esquisita’ foi retratado no filme, o Comitê de Revisão está convencido de que a cena polêmica não retrata a ‘linha de nove traços’. Em vez disso, o mapa retratava a rota da jornada fictícia da Barbie da Barbieland para o ‘mundo real’, como parte integrante da história”, disse o comunicado da MTRCB.
“O Conselho acredita que, considerando todas as coisas, não há base para proibir o filme ‘Barbie’, pois não há uma representação clara nem direta dos nove linha tracejada no filme em questão”, escreveu o MTRCB ao senador filipino Francis Tolentino.
Dirigido por Greta Gerwig, Barbie é protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o filme é também estrelado por Will Ferrell, Simu Liu, America Ferrera, Ariana Greenblatt, Ncuti Gatwa, Emma Mackey, Alexandra Shipp, Michael Cera, Issa Rae, Kingsley Ben-Adir, Rhea Perlman e Kate McKinnon.